segunda-feira, 28 de março de 2011

Canções pra embalar uma busca

Nesse fim de semana a gente alugou um filmezinho que nos surpreendeu bastante. Despretencioso, tava na seção de Romance e não oferecia lá grandes atrativos ... "Once" ou "Apenas Uma Vez" (no Brasil) é uma ótima pedida pra quem gosta de música. Filme irlandês de 2007, rodado em Dublin, produzido com um orçamento baixíssimo, ele conta a história muito simples de um músico de rua e de uma vendedora de flores através de canções bem inspiradas! Grande trilha sonora - vale pelo filme!

Mesmo trazendo aquele tom existencialista, um tanto cínico e desesperançoso, comum ao cinema europeu, esse filme conseguiu traduzir a poesia e certa energia que rola quando pessoas simples honestamente buscam satisfazer os anseios mais profundos do coração. Eita, nosso velho coração humano!!! Sempre em busca de amor! Ou deveríamos dizer "do Amor"? Carente por relacionamentos, tentando preencher lacunas, tantas vezes complicando o que não é assim tão complicado... uma vez que já foi resolvido! 

Suspeito que no fim das contas o que interessa pra nós não é apenas "fazer amor de madrugada"!!!! A máxima de Santo Agostinho traduz muito mais a essência da nossa procura: "Fizeste-nos para Ti e inquieto está o nosso coração enquanto não repousar em Ti." Quando finalmente encontramos Aquele para o qual fomos criados, nossos relacionamentos pegam carona numa transformação que só pode ser operada pela divindade em nós!

E pra confirmar minhas suspeitas, encerro com um trecho de "Say it to me now" canção emocionante que abre o filme (de autoria do protagonista e cantor da banda The Frames, Glen Hansard):

"Cause I'm picking up a message Lord
And I'm closer than I've ever been before

So if you have something to say
Say it to me now
Say it to me now
Say it to me now"


"Porque estou recebendo uma mensagem, Senhor
Estou mais perto do que jamais estive
Portanto, se você tem algo a dizer
Diga-me agora
Diga-me agora
Diga-me agora"

Por: Bruno Anselmo

segunda-feira, 21 de março de 2011

O melhor sorvete de côco do planeta!











Alguns produtos cativam a gente de forma especial! As vezes pelas características únicas embutidas, ou quem sabe pelos diferenciais mercadológicos cuidadosamente estudados... Mas alguns, na simplicidade que lhes é peculiar, capturam nossos sentidos com força total! É o caso de certas delícias populares de rua que, especialmente nós, nordestinos, conhecemos desde a infância. Quem de nós não se lembra do famoso doce japonês?! Ou daquele cuscuz doce redondinho do cara que passa na rua apitando? Ou de uma boa tapioca, cavaquinho, pamonha... Claro que entra em cena o componente sentimental, pois em geral, um turbilhão de boas lembranças nos voltam à mente! 

Por ter passado a adolescência em São Luís do Maranhão tive o enorme privilégio de conhecer uma dessas delícias populares das terras de lá: o sorvete de côco artesanal da praia! O melhor sorvete de côco do mundo!!!!! E não adianta... só tem por lá! Você tem que ficar esperando os caras passarem na praia com um isopor bem simples vendendo. Em geral apenas o tradicional sabor côco é oferecido! E pra quê outros??? O casquinho é uma delícia à parte: leve e semelhante ao nosso cavaquinho de cá! Esse sorvete deveria se tornar patrimônio cultural do Maranhão!!!!!! A Bora Criar apóia essa campanha!













São uns presentes marcantes como esse que Deus nos dá a graça de desfrutar nessa existência por aqui! Fica aí a dica pra quem for visitar um dia visitar a bela capital do Maranhão! A essa cidade abençoada por Cristo - "terra do reggae" e "Ilha do Amor" - fica aqui minha sincera homenagem!

Por: Bruno Anselmo

segunda-feira, 14 de março de 2011

Saber Comer renova material institucional

A Saber Comer, lanchonete que funciona no Colégio e Curso BJ, acaba de renovar seu material institucional. A Bora Criar Comunicação e Arte procurou transmitir nas ilustrações, painéis e papelaria a diversidade do cardápio que combina sabor e saúde!

Por: Bruno Anselmo












sexta-feira, 11 de março de 2011

Sabe o fim desde o começo

Às vezes esperar e confiar é tão difícil pra nós! Tantos pensamentos, tantas dúvidas, tantas contingências... Essa é pra refletir no Deus Eterno, Aquele que constrói a nossa história de maneira soberana e perfeita! Bela letra de Stênio Marcius! Video irado!

Por: Bruno Anselmo

http://www.youtube.com/watch?v=QeW0PIVhjek

O Tapeceiro | Stênio Marcius

Tapeceiro
Grande artista
Vai fazendo o seu trabalho
Incansável, paciente
No seu tear

Tapeceiro
Não se engana
Sabe o fim desde o começo
Trança voltas, mil desvios
Sem perder o fio

Minha vida é obra de tapeçaria
É tecida de cores alergres e vivas
Que fazem contraste no meio das cores
Nubladas e tristes

Se você olha do avesso
Nem imagina o desfecho
No fim das contas
Tudo se explica
Tudo se encaixa
Tudo coopera pro meu bem

Quando se vê pelo lado certo
Muda-se logo a expressão do rosto
Obra de arte pra honra e glória
Do Tapeceiro

Quando se vê pelo lado certo
Todas as cores da minha vida
Dignificam a Jesus Cristo
O Tapeceiro.

Bolo de Coca-Cola

Não sou fã de Coca-Cola nem patrocinado pela Garoto, mas essa receita realmente vale a pena (receitinha da mamãe direto do Maranhão)!


Bolo de Coca-Cola


Ingredientes:


3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar refinado
1 xícara de Cacau em Pó (eis o grande segredo! Confira na foto)
250g de margarina
4 ovos
1 xícara de Coca-Cola (se a massa estiver pesada coloque um pouco de leite - cerca de 1 xícara)
1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de preparo:


Misture a margarina, o açúcar e as gemas. Bata até formar um creme. Vá misturando aos poucos o trigo, o cacau e a Coca-Cola. Desligue a batedeira e acrescente as claras em neve.






Valeu D. Ana! Te amo!

Por: Bruno Anselmo

quinta-feira, 10 de março de 2011

Sob o mesmo céu

"Sob o mesmo céu
Cada cidade é uma aldeia, uma pessoa,
Um sonho, uma nação.
Sob o mesmo céu,
Meu coração não tem fronteiras,
Nem relógio, nem bandeira,
Só o ritmo de uma canção maior"


(Lenine, Sob o Mesmo Céu)




“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”

(Mateus 5:44-45)

Esses dias carnavalescos serviram para me fazer refletir. Estamos todos sob o mesmo céu! Essa é a Graça de Deus - ela alcança a todos, todos os dias, em todos os momentos, em todos os lugares. Um Deus que não se cansa de fazer o bem a gente cheia de maldade, misérias e pecado! Ele é assim comigo, Ele é assim conosco!

Que a Graça desse Deus nos anime a viver esse dia! Que a gente transmita dessa Graça a todo que precisar!

Por: Bruno Anselmo   

terça-feira, 8 de março de 2011

Mulheres felizes todos os dias!


Eu tenho orado mais pelas mulheres, tenho observado-as de uma forma mais especial, tenho sentido mais o que é ser mulher.
Essa mensagem não se trata de mais uma homenagem dessas comuns do mês de março, nem um desses e-mails feministas exaltando a mulher de uma forma exagerada.
Tenho lido a respeito da alma feminina e o que gostaria de fazer é dizer algo simples: Mulher, Deus vê você!
Deus a criou com um propósito todo especial de revelar a Sua beleza. De trazer à Terra alguém que transmitisse parte de uma beleza que só se vê nos Céus.
No coração de uma mulher pulsa desejos profundíssimos e que não podem ser desprezados e apagados pelas feridas do passado ou por padrões instituídos pela sociedade vigente.
Segundo o livro que tenho lido, e acredito totalmente nisso, no fundo do coração de toda mulher existem três coisas que ela anseia: ter um romance para viver, desempenhar um papel insubstituível em uma grande aventura e revelar beleza. “É isso que faz uma mulher reviver”, diz Eldredge. E Deus nos fez exatamente assim... Como flores tão vulneráveis que desejam ser cuidadas e amadas, como guerreiras que enfrentam as lutas da vida sem vacilar e como a lua, bela criatura que resplandece a luz e a beleza de seu Criador.
É certo que desde que nascemos, vivemos experiências singulares que nos moldaram e nos fortaleceram, mas também nos molestaram e nos feriram... e acabamos assim, ferindo também.
Contudo, em toda nossa caminhada, de tropeços e vitórias, de mágoas e amores, é preciso lembrar algo muito simples, mas poderosíssimo: Mulher, Deus vê você!
Deus nos vê na solidão, na enfermidade, no abandono. Ele nos vê na alegria, na vitória, no abraço. Deus nos vê na luta, na vergonha, no cansaço. Ele quer te revigorar!
Ele é o Pai que não te fere, não te decepciona, não te abandona. O Pai que almeja todos os dias que você descanse em Seus braços. Ele deseja que vivamos com toda profundidade do nosso ser a essência de ser mulher. Uma bela guerreira, afirmada e amada pelo Seu Pai. Verdadeiramente uma mulher!

Mas todos os que a devoram serão devorados; todos os seus adversários irão para o exílio. Aqueles que a saqueiam serão saqueados; eu despojarei todos os que a despojam. Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas’, declara o Senhor” (Jeremias 30)

Um abraço a todas vocês!!!

Por: Clariza Anselmo

quarta-feira, 2 de março de 2011

Bye bye tristeza?

Recife está em clima de Carnaval. Gente nas ruas, muita festa, muito bloco, muita cor, muito barulho... A cidade alta de Olinda já com toda a parafernália estrutural montada para receber foliões de todos os tipos... No centro do Recife muito engarrafamento, novos trajetos  para os ônibus, milhares de pessoas abarrotando o "vuco-vuco" em busca de fantasias para a festa e ilustrações de mulheres seminuas com animais ornamentando nossas belas pontes...

Ontem, enquanto estava na fila do banco, não pude deixar de ouvir uma mulher conversando: "Ficar em casa no Carnaval? Pra quê? Pra ficar triste, deprimida...? Vou é sair, brincar, dançar... Quero ver a tristeza ficar!!!" e sua amiga mais nova respondeu "Pois é! Bye bye tristeza!". Fica no ar uma pergunta: Será que nesses dias mágicos de Carnaval a tristeza se despede mesmo assim tão alegre? Pra onde ela vai???
       

                                                   
















Por: Bruno Anselmo