sexta-feira, 8 de abril de 2011

Os zumbis do crack no Brasil e as imagens de um mundo louco









Hoje pela manhã, mais uma cena impressionante capturou minha atenção: a imagem aérea de cerca de 300 usuários de crack fugindo da polícia nas ruas do centro de São Paulo. O incidente se deu durante uma operação policial na madrugada deste dia 08, na qual mais de 50 policiais civis se organizaram para prender traficantes de drogas na Cracolândia.

Não é preciso ir muito longe pra se deparar com tantas pessoas viciadas nessa droga terrível. O bairro da Encruzilhada, aqui em Recife, está cheio delas... Meninos e meninas drogados, prostituídos, em estado de miséria - realidade muito distante daquela que Deus deseja para o ser humano! A inércia os mantém nas ruas, o descaso do poder público e da sociedade consolida a situação. Entretanto a imagem em São Paulo foi emblemática: dezenas e dezenas de pessoas (sujas, cadavéricas pela vida no crack e seus efeitos, em trapos) sendo sacudidas e retiradas de seus lugares, como uma onda humana, pela ação policial. Algo meio ficcional-apocalíptico, como zumbis num movimento coletivo de fuga numa caçada...

Vale frisar que não entendo a ação da Polícia Civil de São Paulo como uma "caçada". Os policiais têm mesmo que fazer o seu papel contra os traficantes e em defesa, inclusive, de todas aquelas pessoas em fuga na imagem! Quem dera o exemplo desses policiais inspire ações nas ruas do Recife também... Mas o que de fato nos chama a atenção é um número tão grande de seres humanos (uma média de 300) se reunirem costumeiramente na madrugada em torno do consumo de uma droga tremendamente destrutiva, escravizados, perdendo a vida, a história e a identidade. A situação é grave demais para que fiquemos calados diante dela.

De fato, as desgraças nesse mundo louco têm se intensificado a cada dia. Os meios de comunicação de massa têm nos surpreendido com imagens cada vez mais chocantes, a ponto das pessoas frequentemente se questionarem a respeito da proximidade do fim do mundo. O que dizer da fúria da natureza revelada no Japão? Ou do desespero de crianças inocentes na escola do Rio (exaustivamente explorado por cinegrafistas amadores e redes de tv)? Os desafios são enormes para todos. Os que seguem a Jesus Cristo não podem se conformar nem entrar em desespero. Ao invés disso, é tempo de confiar no sangue do Cordeiro (Apocalipse 5-7) e agir com fé e coragem! Os dias são maus, a loucura que chega até nós pela mídia pode até nos chocar, mas a vitória dAquele que criou e refaz todas as coisas é certa! Quando Ele voltar, tudo vai ser diferente!

Até lá, a gente vai lutando e orando pra melhorar essa realidade por aqui...!

Por: Bruno Anselmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário