domingo, 16 de outubro de 2011

Displays de Deus


Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? " Disse Jesus: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele. (João 9:1-3)

Uma expressão me chamou bastante atenção ao ler esta passagem do evangelho de João há alguns dias atrás. Jesus é interrogado acerca de um homem que era cego de nascença. Por que ele nasceu desse jeito? De quem foi a culpa??

A resposta pode ser encontrada num item bastante familiar ao dia a dia dos profissionais de marketing e propaganda: o display de ponto de venda. De acordo com o dicionário, display pode ser definido como "Mostruário destinado a atrair a atenção do comprador" ou "Peça de propaganda, geralmente pequeno cartaz montado em papelão, com ou sem suporte ou ilhoses". Existem displays dos mais variados formatos e tamanhos, dispostos nas lojas numa guerra de mercado ininterrupta pela atenção dos clientes. Os mais criativos se destacam. 

O tipo de pensamento relativo a um deus punitivo parecia ser bastante comum entre os judeus na época de Jesus (ver Lucas 13:1-5). Após concluírem que uma calamidade assim se abateu sobre alguém que cometeu um crime ou falta hedionda, os discípulos ficaram então curiosos para saber quem pecou: ele ou os pais. Cristo responde ensinando e retificando os discípulos: Nem ele nem os pais, mas para que se manifestem nele as obras de Deus (para que ele seja um display de Deus – na versão em inglês!!!). Coisas ruins ou calamidades incomuns nem sempre acontecem como punição a pecados, mas acontecem muitas vezes apenas para manifestar a glória de Deus e suas obras em nossas vidas.

















Não entendemos tudo o que acontece em nossas vidas. Algumas situações são mesmo paradoxais... Mas há uma grande esperança que podemos lembrar ao passar por elas: as coisas em nossa vida não acontecem por acaso, há um Deus de amor que cuida de nós e que faz das nossas vidas algo útil e belo em Suas mãos! Sua vida pode ser usada por Ele para fazer bem a muitas outras vidas!

Por: Bruno Anselmo