sábado, 30 de julho de 2011

Morre o cara que nos lembrou que crer é também pensar!



















Morreu neste último dia 27, aos 90 anos de idade, o pastor anglicano John Stott, um dos homens que mais contribuiu para a Teologia dos nossos dias. Seus escritos profundamente bíblicos e sensivelmente contextualizados à contemporaneidade, sempre temperados de muita devoção, cheios da energia e da coragem espiritual de um cara que parecia muito mais jovem do que a certidão de nascimento denunciava, abençoaram bastante minha vida até hoje e a de milhões de cristãos ao longo dos anos. Dentre os seus livros mais marcantes, lembro do seu comentário de Efésios, além de "Ouça o Espírito, ouça o mundo" e "O Perfil do Pregador". John Stott foi um dos mais influentes líderes presentes no famoso Congresso de Lausanne (1974), esforço internacional interdenominacional pela evangelização mundial, que tem impactos tremendos na igreja cristã e no mundo até hoje.


John Robert Walmsley Stott
27 de abril de 1921 - 27 de julho de 2011

Fica aqui nossa sincera homenagem a esse gigante que lembrou a todos nós: CRER É TAMBÉM PENSAR!

Por: Bruno Anselmo

sábado, 23 de julho de 2011

I said "no no no"!


















Triste fato a morte dessa menina... Muito triste! 

A sensação é mesmo de uma interrupção, de algo faltando, de que ainda havia mais pra ela viver... Triste constatar também o quanto nossa sociedade tem se tornado cada vez mais entorpecida diante dos acontecimentos. A morte de Amy Winehouse explodiu nos canais de comunicação neste sábado como uma bomba: os principais sites de notícia, a Globo, os canais da tv a cabo e as redes sociais... O conteúdo ia desde notas sobre o fato, até comentários de críticos musicais como Nelson Mota, passando por especiais de tv em homenagem à cantora (alguns dos quais enfatizando os seus 27 anos, idade com a qual grandes ícones juvenis como Kurt Cobain e Janis Joplin se foram).

Além de informar, a mídia muitas vezes faz questão de invadir, banalizar, esgotar... 

Porém o que chamou a atenção foram mesmo alguns dos comentários no Facebook. Em meio a pessoas sinceramente lamentando o acontecido, outras teciam comentários do tipo: "Amy Whinehouse morreu - kkkkkkkkk!". 

O que é isso???

Será que perdemos o real valor das coisas? Será que nossa sociedade está tão embrutecida com o excesso de violência atual que nada mais importa? Será que a espetacularização constante dos fatos pela mídia tem nos tornado insensíveis a coisas como a morte prematura de uma menina talentosa no auge de seus 27 anos? 

Quem morreu? Uma pessoa? Um personagem? Uma piada???

Alguém que um dia muitos viram bebê, da qual os mais de perto nutriam expectativas... e foi crescendo. Da infância à adolescência (provavelmente conturbada) à fase adulta... 27 anos!

Alguém com família, sonhos, anseios profundos na alma. 

Alguém que tinha vida. Não só uma voz, mas vida!

Alguém que realmente não buscou suprir seus anseios e saciar sua carência na fonte certa. E, por isso, sua vida se esvaiu tão cedo. 

Com essa história toda lembramos do verso de uma música*, uma espécie de lamento, que diz: "Ela não vai mais saber das surpresas que Deus iria lhe trazer...". Ecoam também  os sonoros "no, no, no" dessa menina de cabeça dura, mas extremamente amada por Deus, certamente querida pelos amigos e por muitos e muitos fãs pelo mundo todo.

"Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva (...) Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto". (Bíblia, Isaías 55:1-3,6)

O lamento que fica não é apenas pela música, que perdeu uma das melhores vozes da atualidade, mas pela pessoa de Amy Winehouse, que nas loucuras de seus dias, perdeu a vida. 
Por Bruno e Clariza Anselmo

* Surpresas - banda Close

 

sábado, 2 de julho de 2011

Oscar Niemeyer e João Pessoa



Além do tradicional pôr-do-sol do Jacaré, do Centro de Artesanato e da orla legal, João Pessoa tem um outro lugar massa pra conhecer. Projetado por Oscar Niemeyer, o Espaço Ciência de João Pessoa abriga exposições interessantes e possibilita uma belíssima vista da cidade (o prédio principal tem uma varanda irada com vista pro mar). A arquitetura fala por si só! Muito legal! 


Por: Bruno Anselmo